Conhece o Senegal e a Gâmbia apenas numa viagem! Nesta viagem em grupo do nosso parceiro ficas em boas mãos e prometemos uma experiência incrível!
Sobre o país de destino |
SenegalCom uma rica herança colonial francesa, o Senegal é um país da Costa ocidental da África. É um destino que combina a praia, a cultura e a natureza. Com praias lindas, e resorts formidáveis, não é, e não pode ser apenas isso. Com a possibilidade de realizar safaris, ir ao mercado e ter um contacto real com a população, a passar pelas suas aldeias com culturas e tradições vivas, o Senegal tem muito mais para oferecer a quem o procura.
|
O Senegal oferece-nos uma infinidade de paisagens naturais, com vegetações luxuriantes. Situado entre o Sahel do Norte e a grande floresta tropical, é atravessado por quatro rios um dos quais deu o seu nome ao Senegal. Grande parte do país permanece desértico com a savana a dominar a paisagem em quase todo o interior do país, e floresta tropical a sul na região de Casamance entre a Gambia e a Guiné Bissau. A costa com 700 km possui as mais belas praias de toda a costa oeste de África com quase 500 km de praias de areia branca e águas cálidas. Acolhedor e hospitaleiro, o Senegal é um manancial de etnias e de tradições, terra dos Wolofs, dos Pulaar (pastores Peuls do vale do rio Senegal), dos Sereres, dos Soninques, dos Diolas e dos Mandingos. O Senegal soube preservar intactos, os valores da hospitalidade, não obstante a conjuntura económica difícil do país. Possui parques naturais, santuários de inúmeras espécies de animais, fruto de uma visão futurista que tem garantido um crescimento do turismo e a preservação de muitos animais! O outro destino do nosso programa, a Gambia, é o mais pequeno país de África, um enclave no coração do Senegal, estendendo-se ao longo do rio Gambia, que divide o país. A Gambia tem os seus encantos, recheada de culturas e tradições, e é também o lar dos Wolofs e de outras etnias que encontramos no Senegal! |
Dia 1 - Dakar
Recepção no aeroporto por parte do nosso Tour Leader. Transfere para o hotel. Alojamento: Hotel |
Dia 2 - Dakar | Kaolack
Depois do pequeno almoço, a manha será para nos recompormos da viagem. Entrega das viaturas, abastecimento de algumas provisões e depois seguimos para a primeira paragem do programa, a Reserva Bandia para um pequeno safari. Depois do almoço seguimos em direcção a Kaolack o nosso destino, junto ao rio Saloum. Alojamento e jantar em hotel.
|
Dia 3 - Niokolo Koba
O dia começa muito cedo para conseguirmos chegar depois do almoço ao Parque Natural Niokolo Koba. Um dos últimos santuários da fauna senegalesa, o mais antigo e o mais bem equipado dos seis parques nacionais. Em 1981, a UNESCO a reconheceu como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade. Possui uma área de 9.130 km² e seu ponto mais alto é os 311 metros do Monte Assirik. Atravessaremos o rio Gambia com uma paragem técnica para um mergulho (se o rio levar água) e seguiremos para as aldeias típicas de Ethiolo e Salemata no País Bassari. Alojamento e jantar em lodge.
|
Dia 4 e 5 - País Bassari e Bedik
Dedicaremos 2 dias do nosso programa a uma região pouco visitada do Senegal, mas uma das mais bonitas – O País Bassari! É um região, junto à fronteira com a Guiné Conacri, onde a cultura africana nativa está melhor preservada. Poderemos contemplar o lado mais tradicional do Senegal, veremos aldeias pitorescas e conheceremos a sua cultura e seus costumes. Tudo cercado por paisagens únicas com animais silvestres e natureza exuberante. Visitaremos Iwol, a aldeia mais conhecida e visitada, situada no alto de uma colina com uma vista privilegiada para as planícies que a rodeiam. São 40 mn de marcha até à aldeia de dificuldade reduzida mas que certamente não vai querer perder. Outro dos lugares que visitaremos será a Cascata de Dindefelo com os seus 100 m de altura envolta em floresta exuberante. Os alojamentos previstos são locais em acampamentos solidários, em pequenas cabanas circulares de pedra e madeira e telhados tradicionais. Ao recorrermos a estes alojamentos estamos a contribuir para a economia local e a melhorar a vida dos seus habitantes..
|
Dia 6 - Casamance
Neste dia vamos cruzar toda a Casamance. Considerado o celeiro do Senegal, a Casamance é a região mais húmida e a mais encantadora do Senegal, um paraíso tropical cheio de rios, manguezais, bosques de baobás e palmeiras, praias, música … e é o lar dos Diola, uma aldeia que soube preservar muitas de suas tradições e crenças. Palco de várias revoltas devido a sua importância estratégica, mas por se encontrar isolada entre a Gambia e Guiné o seu isolamento em relação a Dakar desperta desejos de independência originando alguns conflitos. É por isso, também a região mais militarizada e os controles militares são portanto frequentes. A capital da Casamance, Kolda será motivo de paragem para o nosso almoço. Continuamos depois até à costa de Cap Skirring onde o rio Casamance desagua formando um delta e onde estão as melhores praias de toda a costa senegalesa. Jantar e alojamento em lodge.
|
Dia 7 - Kap Skirring
As praias de Cap Skirring são as melhores de todo o Senegal, o quadro é digno de um postal de férias mas não é o paraíso para os amantes da praia, embora não haja hotéis na 1ª linha da praia e sejam praticamente desertas. A foz do rio Casamance forma um delta onde os manguezais proliferam cheios de vida com dezenas de ilhas de onde saem os pescadores para a faina diária. O dia será dividido entre um passeio de piroga pelos canais do manguezal à ilha de Carabane , uma visita à pequena vila de Cap Skirring e acabar na praia de areia branca do lodge para um repouso bem merecido. Jantar e alojamento em lodge.
|
Dia 8 - Gâmbia
Este será um dia relativamente curto e tranquilo embora a entrada na Gambia possa revelar-se uma aventura ou não estivéssemos em África. A Gambia é um enclave dentro de Senegal ocupando ambas as margens do rio Gambia. Antiga colónia inglesa a quem o pretendente ao trono lusitano, António Prior do Crato vendeu os direitos comerciais exclusivos sobre o rio Gambia, foi palco de lutas entre a França e a Inglaterra pela supremacia política e comercial do território, e acabou com o tratado de Versalhes em 1783 concedendo a Gambia à Grã-Bretanha.
|
Dia 9 - Delta do Sine e Saloum
Desde janeiro de 2019 que já é possível atravessar o rio Gambia mais a Este por uma ponte que irá revolucionar as relações comerciais entre a Gambia e o Senegal. Vamos aproveitar esta nova estrutura que nos fará poupar algumas horas. O nosso destino de hoje, o delta de Sine Saloum onde esperamos chegar por volta do almoço para podermos explorar os canais desta região incrível. O Delta de Sine Saloum, é uma grande área de pântanos, manguezais e mais de 200 pequenas ilhas. Habitat de centenas de várias espécies, sobretudo pássaros, há pelicanos, garças, flamingos cor-de-rosa, maçaricos, jaburu, cormorões, águias, andorinhas, gaivotas … mas a verdadeira riqueza é debaixo d’água… estima-se que existam 114 espécies diferentes de peixes. Outros animais como tartarugas marinhas, crocodilos ou golfinhos, habitam as aguas do delta mas são muito mais difíceis de ver. Alojamento e jantar no lodge.
|
Dia 10 - Sine Saloum & Ilha das Conchas
Avançamos no nosso itinerário mais um pouco para norte e em direção à costa para visitar a zona protegida de Fadiouth onde se encontra a famosa Ilha das conchas, já na parte norte do Delta, que como o seu nome indica formou-se da acumulação de conchas de moluscos, principalmente amêijoas.
|
Dia 11 - Dakar (Lago Rosa)
Depois dum ultimo mergulho na costa de Sine Saloum, regressaremos a Dakar. Deveremos chegar a tarde a tempo de conhecer um pouco de uma das principais atrações do Senegal e da Capital, o Lago Rosa. Poderemos observar um pouco o trabalho árduo da extração do sal no lago cuja comercialização é feita através de pequenas cooperativas e dependendo da qualidade será utilizada para diferentes usos. Poderemos ainda descobrir as dunas que separam o Lago do mar, cuja praia é das mais conhecidas graças ao Paris / Dakar que tinha aqui a sua ultima etapa e consagração dos pilotos. Seguimos depois para o hotel. Jantar num restaurante local.
|
Dia 12 - Dakar (Ilha de Gorée)
Reservamos a manha deste último dia para conhecer a colorida mas historicamente triste ilha de Gorée, Património Mundial da Humanidade desde 1978. A ilha foi descoberta em 1444 pelos portugueses, mas era totalmente desabitada, pois não havia como obter água na ilha. Tornou-se num porto comercial e escala para a rota das Índias. Em 1536 a primeira Casa dos Escravos foi construída, depois passou pelas mãos dos holandeses e franceses até que a escravidão foi abolida em 1848. Durante os séculos XVI a XVII, este foi um dos mercados de escravos mais importantes do mundo, no qual eles avaliavam os escravos para vendê-los e enviá-los para as plantações da América. Aqueles que eram mais fortes não passavam muito tempo aqui, os fracos eram mantidos nas celas até engordarem um mínimo de 60 quilos antes de serem vendidos.
A ilha é hoje um lugar cheio de vida, colorida e tranquila em contraste com o caos e sujidade da capital. Depois do almoço visitaremos os mercados de artesanato locais para as habituais compras de lembranças. Senegal é um grande produtor e exportador de artesanato africano pelo que haverá escolha para todo os gostos.
|
Incluído:
|
Não incluído:
|
Condições de pagamento:
|